Marcadores

terça-feira, 26 de junho de 2012

Seja um beija-flor

Eu tenho uma amiga muito querida, a Claudia, que anda me inspirando a falar sobre coisas mais relevantes aqui no blog, afinal a vida é muito mais que um sapato bonito, né?

Eu amo sapatos, esmaltes, roupas, mas amo muito mais a minha saúde e o planeta em que vivo. E eu penso seriamente em ter filhos e por isso mesmo muitas vezes eu páro e penso: que merda de mundo vamos deixar pra eles? Parece clichê, mas isso é muito sério e real. O mundo está acabando, morrendo...temos que fazer alguma coisa. É a velha história do beija-flor que tenta apagar o fogo em uma floresta levando uma gota de cada vez no seu bico enquanto todos os outros bichos fogem. Se cada um fizesse sua parte, a história seria diferente.

Sabia que você também pode ser um beija-flor, fazendo sua parte? E sabia que é muito fácil , indolor e não custa nada? Olha só esse exemplo:
Aqui no escritório onde trabalho,  os funcionários costumam beber água de garrafinha, essas de 500ml. Até aí tudo bem, não fosse pelo fato de quase ninguém reutilizar a garrafa e reabastecê-la no filtro de água que fica a disposição de todos. Eu reutilizo a garrafa e ela me acompanha sempre (até a tia da limpeza resolver jogá-la fora, mesmo eu grudando um bilhete pra ela não fazer isso). De vez em quando, eu dou uma lavadinha nela e não bebo direto do bocal, uso um copo de vidro, pois o contato da boca direto com a garrafa leva bactérias e germes pra garrafa e isso não é bom. Aliás, essa é uma das desculpas das pessoas: "ai , eu não uso a mesma garrafa, porque depois de uns dias ela fica com cheiro ruim.." Dã!! É claro né, gênio?! Fica colocando essa boca suja na garrafa e transferindo os seus germes pra ela e pra água...É só usar um copo. Tem outras desculpas ainda mais esfarrapadas: "ai, eu não uso o filtro porque o gosto da água é diferente.." Que frescura, hein?! É claro que você se acostuma a beber a água mineral da garrafa que vem fechada direto do mercado e vai estranhar um pouco o gosto quando tomar água do filtro. Mas é água, não é xixi. Ninguém vai morrer, não. Deixa de ser fresco, bebe esta merda e pára de reclamar! Não dou 1 dia pra se acostumar com a água do filtro também. Os mais "metidos a cientistas" não bebem porque ouviram falar que o plástico libera algumas substâncias prejudiciais à saúde depois de um tempo. Verdadeiro ou Falso? FALSO! O que acontece é que se a garrafa pet for submetida a altas temperaturas, ela pode liberar na água uma substância chamada antimônio que pode prejudicar a saúde. Por isso, não se deve beber  água de garrafinhas que ficam dentro do carro por muito tempo, estacionado no sol, etc...Mas fora isso, se ela está em cima da sua mesa no escritório, no ar condicionado, por exemplo, tudo bem, não vai te fazer mal nenhum! A não ser que você seja funcionário do capeta e sua mesa fique nas labaredas do inferno. ;) Tá duvidando? Dá um google aí ou entra aqui .

E é só fazer as contas para ver que você, pequeno ser cara de pau, pode fazer muita diferença mudando pequenos hábitos:

Se uma pessoa bebe 2 litros de água por dia = isso dá 4 garrafas de 500ml


Contando somente os dias úteis, tá? Uma semana útil tem 5 dias, portanto - 5 dias x 4 garrafas/dia = 20 garrafas/semana.




1 mês tem 4 semanas, portanto - 4 semanas x 20 garrafas = 80 garrafas por mês por pessoa.



Em um escritório onde tem 100 pessoas bebendo 4 garrafinhas de água por dia, no final do mês são 8.000 (OITO MIL) garrafas plásticas!!!!! Isso num escritório com 100 pessoas! Imagina num prédio onde tem mais de 50 empresas e milhares de pessoas trabalhando?!?!! Tâmo na merda!




Afinal, estamos num país onde só se recicla por dinheiro e não por consciência ecológica. Estamos num país onde quase não existe coleta seletiva. Estamos num país onde quase ninguém dá a menor importância pra isso.

Pois é, gente...isso tudo poderia ser pelo menos amenizado se deixássemos nosso egoísmo e frescuras de lado. Atitudes pequenas , que não dão trabalho, que não custam nada, pelo contrário, são até mais econômicas...Isso mudaria muito coisa! Porque o ser humano é assim...ele não liga para o que acontece ao seu redor ou com as outras pessoas, desde que ele não seja afetado $$, tudo bem...dane-se o mundo! Se o funcionário pagasse por cada garrafa usada, AÍ SIIIIM...

Mas que se dane!!! Não sai do seu bolso mesmo... a garrafa vai demorar centenas de anos pra se decompor lá no meio do oceano né? Fala sério....Eu espero do fundo do coração que nossos filhos e netos tenham bastante água limpa pra beber, nem que seja do filtro!

Se quiser saber mais , aí vão alguns sites sobre sustentabilidade, reciclagem, onde encontrar cooperativas e dicas de produtos sustentáveis:

Onde reciclar embalagens Longa Vida

Cooperativas que aceitam óleo de cozinha usado

Listas das Cooperativas de Catadores da Capital de SP

Embalagem Sustentável

Instituto Triângulo - Sustentabilidade na Prática



Próximo post - receitas com sobras!

Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí